domingo, 16 de março de 2014

Educação Escolar para pessoas com Surdez
Atendimento Educacional Especializado


Numa sociedade moderna, onde muitos conceitos já estão pré-concebidos, torna-se necessário reavaliar alguns métodos e estratégias de ensino-aprendizagem, tendo em vista a  necessidade de dar segurança e solidez a docência da pessoa com surdez, seja na escola pública ou privada.
            O individuo com surdez, não tem seu potencial reduzido, o que significa dizer que o mesmo tem capacidade de pensar, escrever e lidar com as situações do cotidiano, em outras palavras, apesar de sua limitação sensorial auditiva, o mesmo tem condições de desenvolver com esmero suas potencialidades.
            O problema da educação das pessoas com surdez não deve esta focado em uma só língua, mas sim na qualidade que essas práticas pedagógicas precisam ter dentro de ambientes ricos para favorecer os desafios que podem vir e ainda estimulando assim o seu pensamento. Uma prática inclusiva para os mesmos deve ser repensada onde o seu potencial precisa ser visto e valorizado.
O Atendimento Educacional Especializado da PS tem como objetivo visar as potencialidades e capacidades desses estudantes onde são vistos como seres pensantes que agem e interagem no ambiente ao qual estão inseridos. De acordo com Damázio é preciso levar o aluno aprender a aprender através de uma metodologia que podemos chamar de vivencial. A compreensão da mesma se dá através de uma abordagem bilíngüe onde são favorecidas condições especiais de aprendizagem onde a LIBRAS e a Língua Portuguesa na modalidade escrita andam juntas.
 Como nos orienta Damázio o AEE deve ser organizado em três momentos: AEE em LIBRAS, AEE para o ensino da LIBRAS e  AEE para o ensino da Língua Portuguesa onde a inclusão é vista como um todo onde o estudante é valorizado e instigado a participar de um mundo que abrace o mesmo respeitando suas diferenças e qualidades.
O AEE OS em LIBRAS é feito diariamente em horário contra turno ao da sala de aula comum nele é visto os conteúdos antes de serem repassado para os mesmos nas salas, se faz necessário o uso de recursos visuais e o teatro também é utilizado para conteúdos abstratos.
No AEE para o ensino da LIBRAS é feito um diagnostico para ver que nível o estudante se encontra  na aquisição da LIBRAS e são repassados os termos científicos, esse atendimento é feito por um professor ou instrutor de LIBRAS de preferência surdo.
E por último temos o AEE para o ensino de Língua Portuguesa que é feito por um professor que seja licenciado para a disciplina onde será visto as especificidades da língua estudada.

Referência Bibliográfica:
DAMÁZIO, M. F. M.; FERREIRA, J. Educação Escolar de Pessoas com Surdez-         Atendimento Educacional Especializado em Construção. Revista Inclusão: Brasília: MEC, V.5, 2010. p. 46-57.





            

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